Baixa umidade do ar reflete no aumento dos atendimentos médicos

O ar seco é um fenômeno que, normalmente, preocupa a população de cidades do Interior do Ceará. Mas, há duas semanas, um sistema de alta pressão atmosférica deixou a umidade relativa do ar baixa até na faixa litorânea
 
De acordo com informações da Funceme, o fenômeno deve durar até o final da semana. Enquanto isso, os efeitos da baixa umidade já refletem no aumento dos atendimentos médicos.
 
Ainda de acordo com o órgão, no dia 12 de agosto foi registrada a menor baixa relativa à umidade do ar, chegando a 28%, nível considerado de atenção pela Organização Mundial da Saúde. 
 
O fenômeno, que na maioria das vezes, acontece em cidades do Interior do estado, dessa vez foi registrado também na faixa litorânea. 
 
"Isso aconteceu porque ao longo da semana, o Nordeste brasileiro estava sob influência de uma forte massa de ar seco. E essa massa de ar seco bastante intensa foi o que contribuiu pra que os valores baixos de umidade relativa do ar fossem registrados", explica Leandro Valente, meteorologista da Funceme.
 
Por causa da baixa umidade do ar, a movimentação de pacientes no ambulatório do Hospital Universitário Walter Cantídio aumentou.
 
* Com informações do repórter Paulo Sadat.