Autismo: aprenda a identificar e estimular uma criança portadora da doença

O Tudo Por Elas desta terça-feira (07) contou com a participação da fonoaudióloga Rosecle Nobrega para esclarecer como estimular a fala de crianças autistas. Estima-se que cerca de 1% da população mundial vive com autismo, o equivalente a 70 milhões de pessoas.
 
O autismo é um transtorno geral para um grupo de desordens do desenvolvimento do cérebro; ocasionado antes, durante ou logo após o nascimento. As características fundamentais desse distúrbio são: inabilidade para interagir socialmente, dificuldade na comunicação social e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.  
 
A fonoaudióloga falou sobre o desenvolvimento da fala nas crianças. "As que têm um desenvolvimento normal já devem começar as primeiras palavrinhas com um ano de idade, vai desenvolvendo até os dois anos, idade que ela fala mais completo e pode formar pequenas frases. Por volta de 3 anos não é pra ter mais nenhuma troca na fala, só em alguns fonemas", explicou. 
 
De acordo com a especialista, a terapia lúdica é indicada para o estímulo da fala de crianças autistas. O tratamento é feito com jogos educativos, que utilizam cores, sons e gesticulação para chamar atenção pro contato ocular e desenvolver a expressão facial nos pacientes.    
 
Ainda segundo Rosecle, os pais também podem aplicar os excercíos lúdicos em casa, contudo a médica recomenda a orientação de um profissional para um melhor resultado.   
 
O autismo pode ser encontrado nas crianças em dois tipos:
 
Autismo clássico 
 
É uma pane neurofisiológica, que gera obstáculos para o processamento cerebral. Em geral compromete a sociabilidade. Os casos mais graves podem afetar a fala. Nos moderados, há uma interação com o mundo, porém de forma passiva. 
 
Asperger 
 
O transtorno é menos grave e apresenta características semelhantes às do autismo, como o interesse restrito por objetos e problemas de socialização. Geralmente, os portadores do distúrbio possuem memória e inteligência aguçadas.