Até março, Ceará vai receber mais de 500 profissionais pelo Mais Médicos

Mais de 500 profissionais do programa Mais Médicos serão chamados para atuar no Ceará até março. O Estado foi o maior contemplado nesta nova fase do programa em todo o país. 
 
Em todo o Brasil, estão disponíveis 4.146 novas oportunidades para atuação em 1.296 municípios e 12 distritos indígenas. Desses, 528 estão apenas para o Ceará, atendendo a uma população que gira em torno de 1 milhão e 800 mil habitantes, em 113 municípios.
 
Os médicos serão adicionados ao 728 que o Estado já aloca, e que atuam, principalmente, em municípios mais distantes da Capital e com os piores índices de desenvolvimento social e econômico (IDH).
 
"Hoje temos mais de 90% das vagas preenchidas por médicos estrangeiros, especialmente, os cubanos", destaca Willames Bezerra, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará.
 
Na Capital
 
Fortaleza é a cidade que mais irá receber vagas. Segundo José Carlos Souza, coordenador do Mais Médicos em Fortaleza, a Capital receberá mais 81 profissionais, priorizando as regionais V e VII, mais populosas e com pior IDH.
 
"A tendência é que vamos preenchendo as vagas de saúde da família através dos programas ministeriais e um possível concurso público", ressalta o coordenador.