Acne: alimentação pode ter influência nas suas espinhas; veja dicas de tratamento

A acne afeta 56,4% das pessoas e é causada por diversos fatores

A acne é o problema dermatológico mais comum na população brasileira, afetando 56,4% das pessoas, segundo pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). No Check Up do último domingo (8), a dermatologista Kaline Ferraz listou dicas de como tratar e prevenir a acne, além de esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.
 
De acordo com a dermatologista, a doença é encadeada por diversos fatores. “A acne é uma doença crônica que afeta boa parte da população, principalmente na idade jovem. É muito comum aparecer na puberdade, tem relação com fatores genéticos, questões hormonais e entre outros que também influenciam”, explicou Kaline.
 
A limpeza de pele é uma das formas preventivas da acne. “A limpeza é um dos passos do cuidado com a pele para evitar aumento e surgimento das lesões”, explica a especialista. 
 
Como forma de tratamento, Kaline, indica a procura de um médico para orientação de tratamentos e produtos adequados. “É (recomendado) fazer uma limpeza de pele com esteticista para retirada do excesso, ao passo do uso de produtos adequados, tratamento, produtos tópicos e orais, dependendo do quadro do paciente”, comenta. 
 
A dermatologista alerta sobre a influência da alimentação sobre a acne. “Existe uma influência da alimentação rica em gorduras e carboidratos, pois podem piorar o quadro da acne. É importante ter uma dieta balanceada para a saúde como um todo”, alerta. A ingestão de água também é importante para a manutenção de uma pele saudável. “Beber água faz bem sempre. A pele e o organismo ficam bem com o consumo maior e melhor de água. Até no tratamento trará uma melhor resposta”, afirma.
 
Para Kaline, a falta de informação das pessoas ainda é um problema. “É importante orientar a população sobre a existência do tratamento com boas repostas, tanto da parte da lesão como da consequência da acne”, finaliza.