Estudo realizado pelo IJF revela perfil das vítimas de motocicletas

A pesquisa busca traçar perfis dos acidentes que acontecem na Capital e no Interior para um se bucar planos de melhorias

Em estudo realizado pelo serviço social do Instituto Dr. José Frota (IJF), começa a ser possível traçar o perfil das vítimas de acidentes com moto no Estado.
 
Segundo dados coletados sobre o número de mortes relacionados a acidente de motocicleta no Brasil, houve um aumento de 263,5% desde 2001 a 2011, quando 3.100 foram acidentados em relação a 11.268 deste último ano.
 
Índices levantados pelo Detran mostram que de 2002 a 2013, 5.472 motociclistas morreram no estado vítimas deste tipo de acidentes.
 
Causas
 
Especialistas discutem que um dos principais motivos passam pela imprudência, fragilidade da fiscalização e até falhas no processo de educação.
 
Érica Mendes foi vítima de um desses tópicos. A jovem sofreu um acidente mas ainda não entende como tudo aconteceu. Ela e seu namorado tiveram os membros inferiores amputados.
 
"Desmaiei na hora, mas estavamos no caminho e um carro bateu na gente. Acordamos por volta das 11h30, tomamos café e estava comigo".
 
Pesquisa
 
Para a chefe do Serviço Social do IJF, Viviane Bezerra, traçar perfis dos acidentes que acontecem na Capital e no Interior é um começo para traçar planos de melhorias.
 
"Na Capital temos a característica de homens entre 19 e 45; no Interior essa faixa larga se alarga, desde adolescentes de 13 anos a idosos de 70".
 
Ela ainda afirma que geralmente as motos são irregulares e os condutores não apresentam carteira de habilitação.
 
Fato interessante é quando a moto é utilizada para o trabalho. Segundo (chefe) mototaxistas dão menos entrada nos leitos do hospital em relação aos motoboys
 
* Com informações do repórter Ricardo Mota