Protestos a favor da vaquejada chegam a Brasília; presidente da Câmara declara apoio

Vaqueiros e organizadores de vaquejadas mobilizaram-se e foram a Brasília protestar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a lei que regulamentava as práticas do esporte.
 
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), declarou apoios às vaquejadas. Ele convidou os deputados a abrirem o debate. Nesta terça-feira, houve uma reunião no Congresso de representantes de vaqueiros do Ceará com deputados para pedir apoio à aprovação da PEC que regulamenta a prática da vaquejada no Brasil.
 
Centenas de caminhões vindos de vários Estadosamanheceram na frente da Esplanada dos Ministérios. Somente do Ceará, estima-se que cerca de 100 caminhões e 2 mil pessoas participam do movimento, além de vários animais.
 
Os vaqueiros se concentraram em frente à Catedral de Brasília com faixas e cartazes em defesa da vaquejada.
 
Deputados que defendem a prática também se juntaram aos vaqueiros. "Você imaginar esse povo todo sem o motivo que é o esporte vaquejada, é um grande desemprego no meio de uma crise financeira que passa o País", disse o deputado federal Vitor Valim (PMDB-CE).
 
O autor da PEC que regulamenta a vaquejada no País, deputado João Fernando Coutinho (PSB-PE), também se juntou ao movimento. "Num único dia, conseguimos coletar mais de 180 assinatura de deputados não só do Nordeste, mas também do Sul", afirmou.
 
A decisão do STF foi tomada três semanas atrás, gerando repercussão por todo o país e os protestos foram iniciados de imediato. De acordo com os manifestanes, 700 mil pessoas são afetadas direta e indiretamente pela proibição.