Metade dos brasileiros concorda que 'bandido bom é bandido morto', diz pesquisa

1.307 pessoas com mais de 16 anos, de 84 municípios brasileiros, participaram da Pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Uma pesquisa da Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ONG que reúne especialistas em violência urbana do país, revelou que metade da população das grades cidades brasileiras acredita na máxima "bandido bom é bandido morto". 
 
1.307 pessoas em 84 cidades foram ouvidas. Para a pergunta se bandido bom é bandido morto, 50% disse concordar, 45% discordam e o restante não soube responder ou não concorda, nem discorda. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, há empate técnico, indicando assim, a sociedade dividida em relação à pesquisa. 
 
Homens e mulheres pensam o mesmo sobre o tema da pesquisa, assim como ricos e pobres, mostrou a pesquisa. Essa divisão no país é um bom sinal para o sociólogo Renato Sérgio de Lima, vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. "Como o copo está meio cheio e meio vazio, metade da população é contra [a afirmação] e isso pode ser visto com uma janela para a construção de políticas públicas. Há espaço para mudança", afirmou ele em entrevista à Folha de São Paulo.
 
Ao ouvidor das polícias de SP Julio Cesar Fernandes Neves, os números fomentam a letalidade das corporações policiais - PMs e policiais civis mataram, pelo menos, 3.022 pessoas em 2014 no Brasil, segundo dado revelado pela Folha no último sábado (3). 
 
"Estão autorizando o mau policial a fazer justiça com as próprias mãos. Esse tipo de pessoa induz o mau policial a cometer o maior erro da sua vida", avaliou o ouvidor. 
 
Distinções na pesquisa
 
Há distinções quanto à cor da pele: 53% dos brancos concordam com o tema da pesquisa e os pretos recuam com 44% de discordância. Entre as regiões do país, a maior diferença está entre Sudeste (48% concordam) e Sul (54% discordam). 
 
"Bandido bom" | Create infographics