Bancários de instituições públicas e privadas entram em greve nesta terça (30)

Os bancos públicos e privados de todo o Brasil entram em greve nesta terça-feira (30) por tempo indeterminado. A mobilização nacional é por melhores condições de salários, segurança e saúde dos bancários. A paralisação é uma resposta da categoria a 8ª rodada de negociações sem sucesso com os empresários.
 
2014 é o 12º ano consecutivo que os bancários precisam fazer greve, na tentativa de pressionar os padrões para o fechamento de um acordo. No último sábado (27), a Federação Nacional dos Bancos (Febraban) ofereceu um reajuste de 8,35% no piso, como contraproposta dos 12,5% exigidos pelos bancários, mas a categoria rejeitou outra vez o  percentual estipulado e decidiu pela mobilização em todo o país.
 
No Ceará, são aproximadamente 10.500 bancários em mais de 520 agências. O movimento no estado espera a adesão de 100% dos funcionários.
 
Uma nova assembleia está marcada para a noite desta segunda-feira (29). A reunião será para organizar a estratégia de paralisação para os próximos dias. À partir desta sexta-feira (03) todos os serviços bancários que dependem da intervenção direto de funcionário fica suspenso pelo tempo indeterminado. Neste período de greve, apenas os caixas eletrônicos com serviço de autoatendimento vão funcionar normalmente, como também a compensação de cheques, que é uma ação prevista em lei.
 
*Com informações da repórter Darley Melo.