Bode Ioiô terá história contada por escola de samba no Carnaval do Rio de 2019

05/04/2018 - 16h22
a- a+


bode
Figura marcante no folclore do Ceará, o Bode Ioiô, conhecido por ter sido eleito vereador de Fortaleza, terá sua história contada pela escola de samba carioca Paraíso Tuiuti no Carnaval em 2019.
 
A vice-campeã do carnaval do Rio de Janeiro deste ano deve usar a história do bode vereador para tratar sobre a importância do voto consciente. Nesta sexta-feira (6), será feito o anúncio oficial do enredo da Paraíso do Tuiuti para 2019.  
 
Essa não é a primeira vez que histórias cearenses desfilam no Sambódromo do Rio. No ano passado, por exemplo, o enredo da escola de samba Beija-Flor foi baseada na história da índia Iracema, do romance de José de Alencar, e a lenda do Ceará. A narrativa gira em torno do amor probido entre o colonizador Martin Moreno e a índia tabajara Iracema. 
 
A história do bode vereador
 
O Bode Ioiô, famoso por ter sido eleito vereador de Fortaleza no ano de 1922, teria chegado na Capital em 1915, com retirantes que fugiam da seca. O animal foi vendido para uma empresa britânica, mas costumava fugir e passear pela Praça do Ferreira. Convivendo com boêmios que se reuniam no Centro da cidade, o bode ficou conhecido. Naquela época, os eleitores votavam em papel, escrevendo o nome de seu candidato. Como forma de protesto, o animal foi eleito pela população. Ioiô não tomou posse do cargo, mas ganhou ficou marcado na história do Ceará. Em 1931, o Bode Ioiô faleceu, foi embalsado e doado para o Museu do Ceará. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Arte e Cultura

Veja mais

Comentários

Instagram

@tvdiario

Canal 22.1 em HD. Perfil oficial da TV que é a cara do Nordeste: desenrolada, invocada e estourada. WhatsApp: (85) 98755-0153