Conheça o cearense que planeja dar uma volta ao mundo de bicicleta A aventura começa no dia 31 de janeiro, em Lisboa

10/01/2017 - 15h14 - Redação Web - TV Diário
a- a+


Você já sonhou dar uma volta ao mundo? O professor de inglês e ciclista Márcio Alexandre levou a história a sério e decidiu montar sua bicicleta e rumar ao estrangeiro para desbravar todos os 193 países do mundo. "Foi num momento em que eu estava desanimado com a vida, depois de 2014, quando eu fiquei doente boa parte do ano e tive que deixar muitas das minhas atividades para me cuidar. Nesse processo de cura eu pude reavaliar minha vida, pesquisei muito na internet e descobri pessoas que estavam fazendo viagens de longa distância de bike. Aquilo me interessou demais", disse.
 
A aventura começa no dia 31 de janeiro, quando Márcio embarca para Lisboa, em Portugal, e, de lá, inicia a 1ª etapa de sua viagem. Ele conta que quando a família soube, levou um susto. "A reação da minha família e dos amigos em geral é um misto entre 'você tá maluco?' e 'que lindo!'".
 
Custos
 
O ciclista explica que a viagem foi planejado depois de muita pesquisa a respeito de todos os locais a serem visitados. "Comecei a pesquisar várias pessoas do Brasil e do exterior que fizeram algo parecido, inclusive, de bike, e fui pegando dicas sobre hospedagem. É possível se hospedar de graça lá fora. Em termos de custo não é caro. Minha estimativa é em torno de 200 euros mensais, entre comida, manutenção da bike e outras coisas".
 
Roteiro
 
A rota da viagem foi dividida em 6 etapas por Márcio, e pode durar, no total, até 15 anos. Para a 1ª etapa, a expectativa de conclusão é de 4 anos.
 
1ª ETAPA
- Europa
- África do Norte
- Oriente Médio
 
2ª ETAPA
- Ásia
 
3ª ETAPA
- Sudeste Asiático
- Oceania
- Ilhas do Pacífico
- Parte da Antártida
 
4ª ETAPA
- América do Norte
- América Central
- Caribe
 
5ª ETAPA
- América Central
- América do Sul
- Parte da Antártida
 
6ª ETAPA
- África
 
Saudades
 
Perguntado sobre a saudade de casa, da família e dos amigos, Márcio disse que isso dá para resolver. "Saudade vou sentir, só que existem as mídias sociais e outros meios de comunicação instantânea que facilitam demais o contato, inclusive diário, com minha família".
 
Vlog
 
O professor dá uma opção para quem quiser acompanhar essa aventura: um canal na internet. "Esse projeto se chama Expedição Hermes. Você pode ir no Youtube, se inscrever no canal e acompanhar. Já estou pondo vários vídeos pré-viagem explicando os pormenores, os detalhes do projeto", explica.
 
Ele conta que a intenção é começar com dois vídeos semanais, e, com o tempo, aumentar a quantidade.
 
Confira um dos vídeos já publicados por Márcio:
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Outras modalidades

Veja mais

Comentários

VC na tv diário

Flagrou algo inusitado ou presenciou um fato marcante? Envie seu material - foto ou vídeo - para a produção do seu programa favorito.

Fale conosco

Fale diretamente com a produção dos programas da TV Diário. Atenção: o formulário abaixo não permite o envio de anexos.