Escritor cearense Lira Neto fala sobre novo livro "História do samba" no Tudo Por Elas

19/04/2017 - 19h58
a- a+


O jornalista e escritor cearense Lira Neto participou do programa Tudo Por Elas desta quarta-feira (19) para falar sobre sua série de livro "Uma história do samba", que relata a trajetória do tradicional ritmo brasileiro. Ele ganhou quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura e é autor da biografia 'Maysa: só numa multidão de amores', adaptada para uma minissérie da TV Globo.
 
Lira é natural de Fortaleza, mas atualmente mora em São Paulo. Ele cursou Filosofia, Letras e Jornalismo em universidades cearenses. No ano de 2001 deixou de lado o jornal para se dedicar à tarefa de escrever livros históricos.
  
O escritor explicou que a história é dividida em três volumes e levou 5 anos de pesquisa. "Brinco que estou 'biografando' o samba. O primeiro livro da série cobre o período do final do século XIX e começo do século XX, que é o de mudanças e conflitos sociais que germinam o surgimento do moderno samba urbano".
 
O segundo volume da trilogia, que tem como tema o samba na década de 30, estará disponível para o público em 2018. Já a terceira obra, que relata a partir da chamada "Década de Ouro" até a atualidade, será lançada em 2019.
    
De acordo com o escritor, o samba já existe há mais de 100 anos. "O sambista Donga registrou aquilo que muita gente considera como o primeiro samba, a música "Pelo telefone". No livro, mostro que a canção não foi a primeira no gênero. O mercado do disco no Brasil surgiu em 1902 e antes disso já existiam outros sambas. Mas Donga individualizou o conceito de autoria do samba, que antes era coletivo", explicou.
  
Lira veio ao Ceará para realizar a curadoria da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. O evento literário acontece até o dia 23 de abril, no Centro de Eventos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - TV e Cinema

Veja mais

Comentários

VC na tv diário

Flagrou algo inusitado ou presenciou um fato marcante? Envie seu material - foto ou vídeo - para a produção do seu programa favorito.

Fale conosco

Fale diretamente com a produção dos programas da TV Diário. Atenção: o formulário abaixo não permite o envio de anexos.