Ceará Filmes: 10 municípios do Interior receberão salas de cinema O projeto pretende consolidar o Ceará como um dos principais centros de produção audiovisual do Brasil

10/05/2017 - 14h38
a- a+


Foi lançado na noite desta terça-feira (09), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o "Ceará Filmes". O projeto do Governo do Estado tem parceria com a Ancine e visa expandir o mercado cinematográfico do Ceará. Uma das previsões é a construção de salas de cinema em cidades do Interior.
 
O projeto pretende consolidar o Ceará como um dos principais centros de produção, distribuição e exibição de conteúdos audiovisuais do Brasil. "Isso vai despertar mais os artistas que trabalham com essa área no Ceará, dar mais oportunidade. Além do talento que nós temos no Ceará, nós estamos dinamizando a economia cearense" afirmou o governador Camilo Santana.
 
Uma das formas do projeto buscar essa evolução para o audiovisual cearense é tornando integradas as ações relacionadas ao setor no Estado. Para abranger toda a cadeia produtiva do audiovisual, as iniciativas do Ceará Filmes acontecerão em sete diferentes eixos: produção, exibição, distribuição, preservação, formação, rede institucional e legislação.
 
"Ao fomentar a produção do audiovisual brasileiro, a gente está fomentando o cinema brasileiro. Acho que a grande conquista é sairmos dessa armadilha de ter um edital, para a gente ter um programa que articula todas as ações", disse Fabiano Piúba, secretário de Cultura do Ceará.
 
Cinema no Interior
 
Entre as ações do Ceará Filmes, está a construção de 20 salas de cinema no Interior do Estado. As salas deverão ser espalhadas por dez municípios, que foram escolhidos de maneira a contemplar diferentes regiões cearenses.
 
As cidades que receberão as salas são:
 
- Amontada
- Aquiraz
- Canindé
- Cedro
- Crateús
- Crato
- Iguatu
- Itaitinga
- São Benedito
- Tauá 
 
Para Gadiel Gonçalves, prefeito de São Benedito e presidente da Aprece, a iniciativa dos cinemas nas cidades menores é um grande passo. "Nós vamos procurar, através da Aprece, buscar parcerias com a Secretaria de Cultura, com o Governo do Estado, para que a gente possa ampliar esse programa, para que realmente a gente possa ter mais cinemas nas cidades menores do Ceará", afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - TV e Cinema

Veja mais

Comentários

VC na tv diário

Flagrou algo inusitado ou presenciou um fato marcante? Envie seu material - foto ou vídeo - para a produção do seu programa favorito.

Fale conosco

Fale diretamente com a produção dos programas da TV Diário. Atenção: o formulário abaixo não permite o envio de anexos.