Gosta de aventura? Confira 7 lugares para fazer ecoturismo no Ceará Em 2016, a Terra da Luz será um dos destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros

16/12/2016 - 11h10 - Carolina Melo - Redação Web
a- a+


Rancho do Peixe
Fortaleza recebeu mais de 3 milhões de turistas em 2015 (Foto: Divulgação / Rancho do Peixe)
Imagine um lugar que combina um litoral repleto de praias paradisíacas com uma região montanhosa de clima ameno perfeito para a prática de esportes radicais. Pode até parecer a descrição de um destino turístico no exterior, mas isso é apenas uma amostra do que pode ser encontrado no nosso Ceará. Somente no ano passado, a Capital cearense recebeu mais de 3 milhões de turistas, conforme os dados da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur).
 
“O perfil do turista que visita o Ceará tem mudado muito por causa do esporte. Somos considerados o melhor lugar do mundo para a prática do kitesurfe e, com isso, abrimos um novo mercado. A nossa natureza permite isso. Quase que diariamente temos cerca de 4 mil jovens praticando esportes nas nossas praias e 90% deles são estrangeiros”, garantiu o secretário do Turismo do Ceará,  Arialdo Pinho.
 
A TV Diário selecionou sete lugares imperdíveis para quem quer praticar esportes de aventura no Ceará:
 
1 - VillaMango Beach Bungalows - Amontada
 
Aos que procuram lugares radicais à beira mar, mas se preocupam com a preservação da natureza, a praia de Icaraizinho, em Amontada, é um bom destino. Localizado a 190 km de Fortaleza, o VillaMango Beach Bungalows tem arquitetura rústica e alia conforto e charme. As instalações buscam proporcionar total integração com a Natureza, dispondo de bangalôs sobre palafitas construídos artesanalmente em madeira certificada e eucalipto de reflorestamento, projetados com circulação em todos os pontos cardeais, proporcionando assim um ambiente aconchegante e com ventilação natural.
 
O local utiliza equipamentos eficientes no uso de água e energia, coleta seletiva do lixo, drenagem ecológica nos banhos e fontes de energia renováveis, tais como, aquecimento de água por energia solar.
 
No quesito aventura e esporte radicais a VillaMango oferece quadra oficial de squash e proporciona ainda o local perfeito para a prática de windsurf, kitesurf, stand-up paddle e canoagem. Além disso, vale ressaltar os 6 km de orla para prática de caminhada, passeios de bicicleta ou corrida no período de maré seca.
 
 
Mango
 
 
2 - Rancho do Peixe - Cruz
 
A Pousada Rancho do Peixe é um tranquilo refúgio tropical na Praia do Preá, a 300 km de Fortaleza, e ao lado da Praia de Jericoacoara. Um boa pedida para quem procura tranquilidade e contato direto com a natureza. A pousada tem 22 bangalôs de 80 m² feitos madeira e palha, rodeados apenas pelo mar, coqueiros e dunas. A Praia do Preá tem um dos ventos mais propícios para prática de windsurf e kitesurf, e a pousada está instalada no Rancho do Kite, uma das escolas de kite mais conhecidas do mundo. Os professores são formados pela IKO (International Kiteboarding Organization), têm certificação em primeiros socorros e são aptos a ensinar alunos em diversas línguas. 
 
O Rancho do Peixe ainda conta com um SPA exclusivo que oferece massagens, tratamentos de pele e cuidados terapêuticos com o corpo. Afinal, o seu descanso não precisa ser feito só de aventuras.
 
Rancho2
 
 
3 - Pedra dos Ventos Resort - Quixadá
 
Mudando o cenário de areia fina e mar azul para as formações rochosas do interior do Estado temos o Pedro dos Ventos Resort como exemplo. Diversificação e o céu colorido pelas asas deltas e pelos parapentes de esportistas que vêm do mundo é o diferencial do Resort. Localizado na Serra do Juá, em Juatama, a 18 km de Quixadá, e a 187 km de Fortaleza, o empreendimento proporciona uma perfeita interação com a natureza.
 
O Pedra dos Ventos Resort é um ótimo local para quem deseja ter o céu como limite, além do conforto e da tranquilidade da serra em várias atividades radicais. O local dispõe de três rampas de voo livre (asa delta e parapente), com a possibilidade de duas excelentes opções de voo: a Rampa do Santuário, com 460 m de altitude, e a Rampa Pedra dos Ventos, com 600 m. Para utilização das rampas é necessário habilitação homologada pela Confederação Brasileira de Voo Livre, e preencher a um formulário na recepção do hotel. Para quem não sabe voar, mas quer "curtir um voo", o estabelecimento indica um piloto. O valor do curso com duração de aproximadamente três meses e custa em média R$ 2 mil.
 
O hotel ainda possui quatro trilhas ecológicas de diferentes níveis de dificuldade e uma específica para ser feita de bike, campinho de futebol, quatro açudes para pesca e piscinas para relaxar quando o cansaço bater.  
 
Pedra
 
 
4 - Sítio do Bosco - Tianguá
 
Nascido de um processo de recuperação e reflorestamento de uma área de capoeira em plena Chapada da Ibiapaba, o Sítio do Bosco proporciona um encontro com a natureza e dispõe de um dos melhores campings do Nordeste. O Sítio fica localizado no município de Tianguá, a 312 km de Fortaleza.   
 
Com piscina de água mineral, rampa de voo livre, área reflorestada, trilhas, slackline, rapel, chalés e mirantes com 750m de altitude com vista panorâmica, o sítio oferece diversão e um clima frio para os padrões do Ceará, entre 15° e 20°. 
 
Nos meses de Junho a Novembro, no período de Lua Cheia, acontece mensalmente o já tradicional “Luau da Montanha”, um momento especialmente preparado para os casais, com música ao vivo e ambiente planejado para o romantismo ao ar livre. 
 
Bosco
 
 
5 - iPark Complexo Turístico - Maranguape
 
Para quem está pela Capital e não deseja viajar para muito longe, o iPark Complexo Turístico pode ser uma boa pedida. O parque tem 173 hectares e mais de 30 tipos de atividades de lazer ao ar livre e fica em Maranguape, há menos de 35 km de Fortaleza
 
As atrações do local estão distribuídas em três campos: o Campo de lazer, o Campo Tático e o Campo de Aventura. Em cada um deles, há atividades e jogos para todas as idades, desde a mais lúdicas, como passeios de pedalinho no lago, até as mais radicais, como tirolesa, muro de escalada, wakeboard, paintball, banana boat, passeios de caiaque e stand up paddle.
 
Quem visita o iPark pode ainda conhecer o Museu da Cachaça. Instalado em um casarão original de 1846, o museu conta a história de uma das maiores e mais apreciadas cachaças do mundo. Outros destaques são o Big Tonel, maior tonel de madeira do mundo em 2003 registrado pelo Guinness Book, com capacidade para armazenar 374 mil litros de cachaça, e o Engenho Artesanal, onde é possível acompanhar a simulação do processo de fabricação da cachaça artesanal. A tabela de preços e as atividades podem ser conferidas no site do parque. 
 
Ipark
 
 
6 - Villa Itacupa - Caucaia
 
Os interessados em uma experiência mais alternativa, profunda, e que permita mudanças de hábitos e de ritmo, que seja próximo da Capital, podem procurar a Villa Itacupa, em Caucaia, a 20 km de Fortaleza. O local tem diversas opções para curtir uns dias de alimentação saudável vegana na beira da praia, além da proximidade com as águas da praia da Praia da Tabuba.
 
O Itacupa funciona como uma vila, onde há suítes que podem ser alugadas, oferecendo um bom custo benefício, chegado a custar R$ 45 a diária por pessoa nos quartos compartilhados, incluindo café da manhã. É importante ressaltar que como a propriedade é totalmente vegana, portanto pede-se que os hóspedes não consumam alimentos de origem animal no local. O local tem uma programação de esportes aquáticos oferecida pelo Club Itacupa, que oferece kiteboarding, windsurfing, stand up paddle, surf, entre outros. Além de eventos especiais e cursos de alimentação saudável, que podem ser conferidos na fanpange do estabelecimento
 
Itaocupa
 
 
7 - Engenhoca Parque Ecoeducativo - Aquiraz
 
Ainda para quem não quer ir muito além da Capital e deseja algo que misture praia, sertão, antiguidades e manguezal em um só lugar, o Engenhoca Parque é um lugar que vale a pena conhecer. A 15 km de Fortaleza, no município de Aquiraz, no Litoral Leste do Estado, o Parque tem extensa área de natureza e pode ser uma excelente opção de entretenimento com cultura. São muitas atrações de aventura, como tirolesas, arvorismo, caiaque, pedalinho, bola d´água, aerojump; além das atrações de lazer, como trilha ecológica, trilha de bicicleta, fazendinha e várias outras opções para entreter adultos e crianças.
 
Além da diversão, o parque conta com excelente opção gastronômica no Moenda Restô e Alambique bar, que oferecem culinária contemporânea com toques regionais. São pratos à la carte, petiscos, sobremesas e um buffet self service variado.
 
Por estar dentro de uma cidade histórica no Ceará, Aquiraz, o Engenhoca respira cultura e conta a trajetória do local através do Museu do Engenho Colonial e das Ruínas Jesuíticas datadas de 1727. Confira aqui as tarifas do Engenhoca.
 
engenhoca

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Turismo

Veja mais

Comentários

VC na tv diário

Flagrou algo inusitado ou presenciou um fato marcante? Envie seu material - foto ou vídeo - para a produção do seu programa favorito.

Fale conosco

Fale diretamente com a produção dos programas da TV Diário. Atenção: o formulário abaixo não permite o envio de anexos.