Confira dicas para congelar alimentos sem perder nutrientes e sabor Para utilizar este método, é necessário tomar alguns cuidados no processo de congelamento.

26/02/2018 - 09h54
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frutas
Foto: Pixarbay
Congelar alimentos é uma forma de conservação que facilita a rotina do dia-a-dia na cozinha. Esta também é uma técnica que ajuda a evitar desperdício, para aquela comida que sobra da refeição não parar no lixo. Mas para utilizar este método, é necessário tomar alguns cuidados no processo de congelamento.
 
A nutricionista Fabiana Fontes afirma que quando congela o alimento, você freia o amadurecimento dele. Então o risco de estragar o alimento é zero. Porém existe uma maneira certa para realizar esse processo, principalmente para manter a textura e os nutrientes da comida. 
 
As frutas devem ser cortadas e guardadas em sacos plásticos vedados, evitando a entrada de ar, para conservar os nutrientes. Elas devem ser consumidas no máximo em 3 meses. Legumes também podem ser congelados, também utilizando sacos plásticos, menos batatas e cebolas. 
 
A proteína crua tem que ser congelada sem temperos. Carnes já cozidas também podem ser congeladas e a dica é utilizar sempre um molho junto ao alimento, para manter o sabor e textura.
 
Porém o alimento não pode ficar por muito tempo congelado. Cada tipo tem um tempo máximo em que ele deve ser consumido: Carne bovina: 6 meses; Salsicha, linguiça e bacon: 2 meses; Hambúrgueres e frango: 9 meses; Peixes magros: 6 meses; Pratos prontos: 15 a 30 dias; Frutas e hortaliças: 1 a 3 meses.
 
Confira mais dicas na reportagem do Diário Regional. 
 

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